Dicas


Confira aqui as dicas publicadas no nosso facebook

Briga de condôminos


dica_5

O Condomínio no Play recomenda que, dentro do possível, o síndico aja como intermediário para resolver conflitos entre condôminos. Também deve ser levado em conta que é comum um condômino prejudicado por outro condômino ajuizar ação contra o condomínio por suposta omissão. Logo, a melhor saída é tentar resolver o problema.

Veículo roubado


dica_6

E se roubarem meu carro na garagem do prédio, o condomínio é obrigado a me ressarcir? Os tribunais tem desobrigado o condomínio de ressarcir o condômino quando a Convenção preveja a não indenização, mas a situação muda quando o prédio contrata empresa de segurança, pois neste caso os condôminos estão pagando pelo serviço.

Voto de inquilino


dica_7

Quem nunca ficou em dúvida se quando alugamos um imóvel temos ou não direito a votar nas assembleias gerais dos nossos condomínios? A priori não, só se tivermos uma procuração do proprietário do imóvel. A única exceção é no caso da convenção do nosso condomínio prever que o locatário pode votar nos temas ordinários, sem a procuração.

Férias


dica_8

Você passou o ano todo esperando e, por fim, elas chegaram: você está de férias. Nada mais justo do que dá aquela fugidinha com a família. No entanto, é preciso ter muito cuidado com a segurança nessa época. Seguindo essas dicas você poderá aproveitar as suas férias com mais tranquilidade.

Suspensão de acesso


dica_1

Recomendamos que o gestor do condomínio recorra a mecanismos de punição previsto na lei para realizar a cobrança. A própria Convenção e o Código Civil já prescrevem mecanismos de punição ao inadimplente, cobrando juros, multa e correção monetária, sendo conveniente que o síndico esteja atento para determinar a cobrança judicial do débito.

Animais de estimação


dica_2

É comum que juízes autorizem a permanência de animais nos apartamentos, desde que esse fato não resulte em incômodo ou ameaça à segurança e à higiene dos demais condôminos. Recomendamos que haja tolerância e a boa vizinhança prevaleça. De qualquer forma, caso haja proibição, o assunto deve ser levado à assembleia.

Vagas da garagem


dica_3

Não estacionar o carro na vaga do vizinho sem autorização, não ultrapassar o seu espaço por ter estacionado o carro de forma errada ou por ter adquirido um veículo maior que o tamanho de sua vaga, não usar a garagem como depósito para entulhos, respeitar o limite de velocidade são algumas atitudes que os moradores precisam tomar bastante cuidado.

Falecimento de inquilino


dica_4

A Lei do Inquilinato prevê que para aluguéis residenciais o cônjuge, os herdeiros, ou as pessoas que viviam na dependência do inquilino falecido, prossigam com o contrato. Mas, se a situação envolve um morador que vivia sozinho, o contrato de locação se extingue ou caso ele tenha utilizado um fiador, este se responsabilizará pelas pendências.